terça-feira, 28 de março de 2017

Facebook-CIAED

O nosso grupo ficou com o Facebook-CIAED em relação à pesquisa sobre o uso das RSD!


      Para Mahlmeister e Mattar (2016), o Facebook pode ser mais uma possibilidade de interação com os alunos no processo ensino aprendizagem, necessitando haver por parte do docente a interação de despertar o desejo de entrega cognitiva ao conteúdo e o método proposto. Enquanto isso, Lima edau (2016), apontam no sentido de que o Facebook como ferramenta de interatividade de ensino a distância, mostra-se bastante aplicável desde que existam trocas colaborativas. No qual o processo valoriza com destaque o envolvimento e o modo de aprendizagem dos alunos.
     Segundo Gama (2015), a utilização das redes sociais, principalmente o Facebook, torna-se uma poderosa ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem, principalmente pelo envolvimento dos alunos, devido a grande utilização desta rede social no cotidiano dos jovens estudantes. A ferramenta se mostrou eficaz, sendo um poderoso objeto de aprendizagem, capaz de modificar o comportamento do estudante.
     Para Oliveira (2015), o Facebook como instrumento de aprendizagem a distância e produção do conhecimento vem demonstrando algo positivo, tanto no ambiente escolar como fora dele. Percebe-se que, o uso das redes sociais e a implantação de metodologias que utilizam os meios tecnológicos tem colaborado para uma aproximação entre o professor e seus alunos na relação de aprendizagem.
     De acordo com Trindade edau (2014) o Facebook como suporte ao processo pedagógico é uma estratégia, que se utilizam diferentes atividades online, permitindo ao professor combinar, em um mesmo curso, as vantagens já evidenciadas de ser um canal de comunicação mais aberta e informal, o que resulta em um ambiente de aprendizagens mais rico, pelo fato de contar com a familiaridade da maioria dos participantes, com o uso destra ferramenta, favorecendo o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

     Conforme Oliveira e Mercado (2013) o artigo mostra a interação entre os professores e os alunos na educação, através da utilização de rede social, como apoio no processo de ensino e aprendizagem. Relata que o Facebook serve de diálogo e troca de informações de diferentes formas entre os alunos, abordando práticas pedagógicas, conteúdo das disciplinas, dúvidas sobre os conteúdos, fazendo o aluno desempenhar uma busca de informações com autonomia naquilo que lhe é favorável.

O grupo é formado por: Ana Paula, Deusdete, Flávia, Lidiane, Michelle, Nara, Sílvio e Taysa.

Os links utilizados para a pesquisa foram:

domingo, 19 de março de 2017

Realidade Aumentada

O que é Realidade Aumentada (RA)?
A integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma). Atualmente, a maior parte das pesquisas ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
A definição de constantes nucleares sobre a realidade aumentada é a descrição mais consensual. Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: realidade aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderá ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.
Azuma define a realidade aumentada como um sistema que:
combina elementos virtuais com o ambiente real;
é interativa e tem processamento em tempo real;
é concebida em três dimensões.

Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA (Azuma, 1997). Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponíveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como: bioengenharia, física, geologia.
Uso da Realidade Aumentada na Educação:

A Educação tem sido um dos itens mais que tenham sido modificados pelo surgimento da Web social. A web pode ser consolidada como uma plataforma poderosa que iria acabar de uma vez por todos com velhos paradigmas associados com informações tendenciosas, fato que, sem dúvida, afetou o processo educacional.
A Realidade aumentada permite a geração da realidade física, que combina a realidade virtual através de um processo de computador. A utilização de tecnologias para a produção de objetos tridimensionais tem sido utilizada em vários campos, industrial, comercial, arquitetura, medicina e engenharia.  Na educação tem um grande potencial, especialmente com a motivação que pode resultar aos alunos.
Em suma, a realidade aumentada será implementada em todos os processos educativos, no futuro, sem dúvida, a combinação da realidade e do ambiente virtual, otimiza o aprendizado e as áreas ativas do cérebro essenciais para minimizar a ineficiência dos sistemas educacionais tradicionais.

5 Apps de realidade aumentada:

A Realidade aumentada está voltando aos holofotes graças ao Microsoft HoloLens, Com essa tecnologia, é possível trazer objetos virtuais ao mundo real, o que traz inúmeras possibilidade de interação e entretenimento. Para quem tem Android, separamos os melhores aplicativos!

1. Augment:


É um dos mais famosos aplicativos de realidade aumentada para celular. Ele mapeia o ambiente para inserir modelos 3D de praticamente qualquer coisa que o usuário quiser. Usado por marcas famosas, como Coca-Cola e Samsung, o aplicativo conta com uma biblioteca gigantesca de itens, de caixa de sabão em pó, até personagens animados!

2. Google Goggles:
É basicamente um buscador na vida real. Se você tem um logo, produto ou até mesmo uma peça de arte, pode tirar uma foto com o aplicativo e ele irá mostrar o que é aquilo, de acordo com pesquisas no famoso buscador. Às vezes é necessário tirar duas ou três fotos até que o aplicativo acerte, mas ainda assim é uma experiência interativa muito boa.

3. Blippar:

Similar ao Google Goggles, o Blippar é usado para identificar objetos e descobrir mais sobre eles, de acordo com a biblioteca do app. A empresa possui parcerias com empresas e já foi usada para divulgação de produtos e até mesmo bandas, como One Direction, criando experiências em realidade aumentada 3D!

4. iOnRoad Augmented Driving:


É um aplicativo para dirigir com realidade aumentada! Ele identifica placas na rua para alertar sobre o limite de velocidade, informa o quão perto o carro da frente está e grava vídeos como uma dash cam! Além disso, o aplicativo pode identificar se você está saindo da faixa e emitir um alerta sonoro. Ele está disponível em duas versões, paga e gratuita!

5. Ingress:

Utiliza a localização como função primária de realidade aumentada. Ele utiliza locais reais para criar uma batalha cibernética. No jogo, você escolhe um dos lados e conquista portais ao redor do mundo para sua facção. O jogo ainda conta com outros tipos de missões, todas que fazem seu jogador sair de casa para um passeio.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
https://canaldoensino.com.br/blog/uso-da-realidade-aumentada-na-educacao

O aplicativo que utilizamos para prática da Realidade Aumentada foi o Aurasma e vocês podem conferir no link: http://snlap.blogspot.com.br/2017/03/aprendendo-utillizar-o-aurasma.html

Até a próxima!

quarta-feira, 15 de março de 2017

Resumo da aula de TICs - 13/03/2017

Aula ministrada pelo Prof. Fernando Silvio Pimentel
Dupla: Ana Paula e Lidiane.
Curso de PEDAGOGIA, 1º período Matutino, CEDU/UFAL.    




No início da aula, conversamos um pouco sobre a Pedagogia de projetos que é um instrumento de fácil operacionalização, com ela é possível desenvolver nos alunos a autonomia, pelo qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. 




Em seguida, os grupos que construíram uma Webquest começaram a se apresentar, e ao decorrer do processo, o Prof. Fernando apontou os erros e acertos de cada equipe para que todos pudessem atualizar seu projeto da maneira correta.
Vimos temas como: Transporte escolar, Tratamento da água, Alimentação, Higiene, saúde, entre eles, a Preservação dos rios em nossa escola, criada pelo meu grupo. 

No final da aula, o professor solicitou que todos fizessem uma pesquisa sobre Realidade Aumentada e criar um AURASMA fazendo um download do aplicativo para a próxima aula. As peguntas da pesquisa são:
  • O que é Realidade Aumentada (RA)?
  • Como funciona a RA?
  • Como podemos aplicar a RA na educação?
  • Que aplicativos estão disponíveis para o uso dos professores e seus alunos, e como esses aplicativos funcionam?

Até a próxima pessoal!

Resumo da aula de TICs - 06/03/2017

Aula ministrada pelo Prof. Fernando Silvio Pimentel
Dupla: Ana Paula e Lidiane.
Curso de PEDAGOGIA, 1º período Matutino, CEDU/UFAL.    


Inicialmente, o Professor Fernando conversou  com a turma sobre a pesquisa realizada em campo tendo como público alvo os professores da rede publica.  Foi apresentado  os dados resultantes de todas as respostas coletadas, como também explicado pelo professor as etapas de uma pesquisa, suas dificuldades e objetivos a serem alcançados.
Em seguida, iniciamos o estudo sobre a webquest, com base no texto  apresentado no blog da turma, Criação e gestão de Webquest na Educação Básica. Apresentando o passo a passo para sua construção. Formamos  grupos para composição de equipes que iriam desenvolver uma webquest,voltada para alunos 
do 6º. ao 9º ano do ensino fundamental. Recebemos também a indicação para  leitura das páginas  125 a  197 do livro da  disciplina: Aprendizagem das crianças na cultura digital. Assim,a aula foi concluída com as atividades acima descritas a serem desenvolvidas.