terça-feira, 28 de março de 2017

Facebook-CIAED

O nosso grupo ficou com o Facebook-CIAED em relação à pesquisa sobre o uso das RSD!


      Para Mahlmeister e Mattar (2016), o Facebook pode ser mais uma possibilidade de interação com os alunos no processo ensino aprendizagem, necessitando haver por parte do docente a interação de despertar o desejo de entrega cognitiva ao conteúdo e o método proposto. Enquanto isso, Lima edau (2016), apontam no sentido de que o Facebook como ferramenta de interatividade de ensino a distância, mostra-se bastante aplicável desde que existam trocas colaborativas. No qual o processo valoriza com destaque o envolvimento e o modo de aprendizagem dos alunos.
     Segundo Gama (2015), a utilização das redes sociais, principalmente o Facebook, torna-se uma poderosa ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem, principalmente pelo envolvimento dos alunos, devido a grande utilização desta rede social no cotidiano dos jovens estudantes. A ferramenta se mostrou eficaz, sendo um poderoso objeto de aprendizagem, capaz de modificar o comportamento do estudante.
     Para Oliveira (2015), o Facebook como instrumento de aprendizagem a distância e produção do conhecimento vem demonstrando algo positivo, tanto no ambiente escolar como fora dele. Percebe-se que, o uso das redes sociais e a implantação de metodologias que utilizam os meios tecnológicos tem colaborado para uma aproximação entre o professor e seus alunos na relação de aprendizagem.
     De acordo com Trindade edau (2014) o Facebook como suporte ao processo pedagógico é uma estratégia, que se utilizam diferentes atividades online, permitindo ao professor combinar, em um mesmo curso, as vantagens já evidenciadas de ser um canal de comunicação mais aberta e informal, o que resulta em um ambiente de aprendizagens mais rico, pelo fato de contar com a familiaridade da maioria dos participantes, com o uso destra ferramenta, favorecendo o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem.

     Conforme Oliveira e Mercado (2013) o artigo mostra a interação entre os professores e os alunos na educação, através da utilização de rede social, como apoio no processo de ensino e aprendizagem. Relata que o Facebook serve de diálogo e troca de informações de diferentes formas entre os alunos, abordando práticas pedagógicas, conteúdo das disciplinas, dúvidas sobre os conteúdos, fazendo o aluno desempenhar uma busca de informações com autonomia naquilo que lhe é favorável.

O grupo é formado por: Ana Paula, Deusdete, Flávia, Lidiane, Michelle, Nara, Sílvio e Taysa.

Os links utilizados para a pesquisa foram:

Nenhum comentário:

Postar um comentário