segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A Pedagogia de Projetos

     Modernamente, a escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento e tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores.
     O projeto deve ser considerado como uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente e acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo a ser desenvolvido. A atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do educador é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir.
É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas: 
  • intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.
  • preparação e o planejamento, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo. O professor deve elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema, as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores. Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
  • Execução ou desenvolvimento, ocorre a realização das atividades planejadas, sempre com a participação ativa dos alunos. É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.
  • apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando sempre oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo ao retomar o processo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional. 
     É possível a realização de dois ou três projetos concomitantes com bastante proveito, uma vez que podem abranger diversas áreas de conhecimento, o que oportuniza o desenvolvimento da autonomia para solucionar problemas com o espírito de iniciativa e de solidariedade.

Autora: Fernanda de Souza Reis Deprá. 
Fonte:https://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/44811/mod_folder/content/0/Leituras/A%20Pedagogia%20de%20Projetos%20no%20Processo%20Ensino.docx?forcedownload=1.

Abaixo, um vídeo que resume o que é a Pedagogia de Projetos!


Um comentário:

  1. Muito boa a pesquisa da dupla! vocês conseguiram passar o assunto com sucesso.

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