quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Resumo da aula de Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs

Aula dia 06/02/2017 ministrada pelo Prof. Fernando Silvio Pimentel

Dupla: Ana Paula e Lidiane.
Curso de PEDAGOGIA, 1º período Matutino, CEDU/UFAL.
  
No início da aula, foram apresentados os jogos construídos pelos grupos, em atendimento as atividades propostas pelas alunas da pesquisa. A partir disso, foram debatidos os aspectos e particularidades dos jogos apresentados e o uso adequado dos jogos em sala da aula de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos. Entendemos que os jogos devem estar sempre adaptados a realidade da turma, pois são ferramentas importantes, e quando bem utilizadas produzem bons resultados, precisam ser construídos com objetivos determinados, por possuir uma metodologia de aplicação e desenvolvimento para obter resultados. Vimos que existem diferentes níveis de aprendizagem entre as escolas, pois as particulares utilizam com mais frequência os jogos em aula, e abordando a importância da gamificação, descobrimos que ela está sendo utilizada em segmentos não escolares, como empresas por exemplo, que a utilizam como ferramenta de treinamento, acompanhamento e avaliações de funcionários. Destacamos esse momento, por ter sido importante, pela integração e participação da turma.
Em seguida, o professor Fernando apresentou um vídeo musical e notamos a harmonia entre povos e pessoas de vários lugares do mundo, mostrando o quanto é importante a interação entre as pessoas através das mídias, o alcance e o poder de atuação do uso dessas tecnologias causando impacto na vida da humanidade. Para nós educadores, é uma visão de possibilidades para melhorarmos a nossa qualidade e atingirmos metas, visando a arte de ensinar.
Foi sugerido pelo professor Fernando a leitura de uma matéria que mostra o avanço e o alcance das tecnologias no ano de 2020, cujo link encontra-se no blog da turma e em seguida, foi apresentado a definição da gamificação através do recurso do mapa conceitual, e vimos que:
  • ·         Utiliza os elementos de um game, mas não é um game;
  • ·         É o uso de elementos de design de jogos para fins educativos;
  • ·         Promove o repensar dos processos de aprendizagem.
  • ·         Trabalha com: ubiquitours learning, que utiliza dispositivos móveis em rede, ou seja, uma aprendizagem oubíqua; móbile learning, que utiliza dispositivos móveis para fins educacionais.
  • ·         Compreende: os Componentes (promove o altruísmo, formação de equipes, níveis, avatar e conquistas); as Mecânicas (desafios, competições, recompensas, cooperações e feedback) e as Dinâmicas (narrativas, progresso, limites, relações e emoções).

 Um dos aspectos importantes que foi ressaltado pelo prof. Fernando, foi a explicação entre aula com utilização do jogo e gamificação, ou seja, levar um jogo para a sala de aula, não representa a gamificação. Já em relação aos jogos que apresentamos no início da aula, ele nos levou a avaliar se o que apresentamos poderia ser uma gamificação, ou seja, se apresenta as características da gamificação.

Logo a seguir, fizemos uma atividade de pesquisa em dupla sobre os seguintes temas:
·         Aprendizagem ubíqua: uma forma de educação que faz analogia com a crença cristã de que Deus é onipresente e onisciente, ou seja, o ubíquo é aquilo que está ou pode estar em toda a parte, ao mesmo tempo. As redes de dados, é um exemplo, elas integram sinais de internet, televisão e muitos outros dispositivos móveis, a tecnologia permite essa ubiquidade).
·         Móbile learning ou aprendizagem móvel: uma das modalidades de educação à distância, ou e-leraning. Acontece quando a interação ente o participante se dá através de dispositivos móveis, tais como celulares, ipods, laptops, rádio, tv, telefone, fax, entre outros.
·         Ensino híbrido: um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: O on-line, em que geralmente o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial de ferramentas on-line que podem inclusive guardar dados individuais dos alunos s obre características gerais do seu momento de estudos.
Finalizando, foram repassadas as atividades extra sala de aula, que estão discriminadas no blog da turma.

Assim, terminamos nosso resumo e agradecemos a visita de todos. Fiquem à vontade para registrar suas opiniões e críticas.
E relembrando a música, não desista, vá em frente, eu estou aqui!
Abaixo um vídeo que fala em avançar com amor em nossos corações e esperança em nossos olhos.


Atenciosamente,

Ana Paula e Lidiane.

Abraço a todos!


2 comentários:

  1. Ótimo resumo! Sintetizou com muita clareza o que se passou durante a aula.
    Parabéns pelo vídeo e por sua mensagem!

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  2. Parabéns a dupla pela qualidade do resumo e por relembrar a mensagem passada pela canção, traz ainda mais propriedade ao que foi visto.

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