Aula dia 06/02/2017 ministrada pelo Prof. Fernando Silvio Pimentel
Dupla: Ana Paula e Lidiane.
Curso de PEDAGOGIA, 1º período Matutino, CEDU/UFAL.
No início da aula, foram apresentados os jogos
construídos pelos grupos, em atendimento as atividades propostas pelas alunas da
pesquisa. A partir disso, foram debatidos os aspectos e particularidades dos
jogos apresentados e o uso adequado dos jogos em sala da aula de acordo com o nível
de aprendizagem dos alunos. Entendemos que os jogos devem estar sempre
adaptados a realidade da turma, pois são ferramentas importantes, e quando bem
utilizadas produzem bons resultados, precisam ser construídos com objetivos
determinados, por possuir uma metodologia de aplicação e desenvolvimento para
obter resultados. Vimos que existem diferentes níveis de aprendizagem entre as
escolas, pois as particulares utilizam com mais frequência os jogos em aula, e
abordando a importância da gamificação, descobrimos que ela está sendo
utilizada em segmentos não escolares, como empresas por exemplo, que a utilizam
como ferramenta de treinamento, acompanhamento e avaliações de funcionários.
Destacamos esse momento, por ter sido importante, pela integração e
participação da turma.
Em seguida, o professor Fernando apresentou um vídeo
musical e notamos a harmonia entre povos e pessoas de vários lugares do mundo,
mostrando o quanto é importante a interação entre as pessoas através das mídias,
o alcance e o poder de atuação do uso dessas tecnologias causando impacto na
vida da humanidade. Para nós educadores, é uma visão de possibilidades para melhorarmos a nossa qualidade e atingirmos metas, visando a arte de
ensinar.
Foi sugerido pelo professor Fernando a leitura de
uma matéria que mostra o avanço e o alcance das tecnologias no ano de 2020,
cujo link encontra-se no blog da turma e em seguida, foi apresentado a
definição da gamificação através do
recurso do mapa conceitual, e vimos que:
- · Utiliza os elementos de um game, mas não é um game;
- · É o uso de elementos de design de jogos para fins educativos;
- · Promove o repensar dos processos de aprendizagem.
- · Trabalha com: ubiquitours learning, que utiliza dispositivos móveis em rede, ou seja, uma aprendizagem oubíqua; móbile learning, que utiliza dispositivos móveis para fins educacionais.
- · Compreende: os Componentes (promove o altruísmo, formação de equipes, níveis, avatar e conquistas); as Mecânicas (desafios, competições, recompensas, cooperações e feedback) e as Dinâmicas (narrativas, progresso, limites, relações e emoções).
Logo a seguir, fizemos uma atividade de pesquisa em
dupla sobre os seguintes temas:
·
Aprendizagem
ubíqua: uma forma de educação que faz analogia com a crença cristã de que Deus
é onipresente e onisciente, ou seja, o ubíquo é aquilo que está ou pode estar
em toda a parte, ao mesmo tempo. As redes de dados, é um exemplo, elas integram
sinais de internet, televisão e muitos outros dispositivos móveis, a tecnologia
permite essa ubiquidade).
·
Móbile
learning ou aprendizagem móvel: uma
das modalidades de educação à distância, ou e-leraning. Acontece quando a
interação ente o participante se dá através de dispositivos móveis, tais como
celulares, ipods, laptops, rádio, tv, telefone, fax, entre outros.
·
Ensino
híbrido: um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois
modos de ensino: O on-line, em que geralmente o aluno estuda sozinho, aproveitando
o potencial de ferramentas on-line que podem inclusive guardar dados
individuais dos alunos s obre características gerais do seu momento de estudos.
Finalizando, foram repassadas as atividades extra
sala de aula, que estão discriminadas no blog da turma.
Assim, terminamos nosso resumo e agradecemos a
visita de todos. Fiquem à vontade para registrar suas opiniões e críticas.
E relembrando a música, não desista, vá em frente,
eu estou aqui!
Abaixo um vídeo que fala em avançar com amor em nossos corações e esperança em nossos olhos.
Atenciosamente,
Ana Paula e Lidiane.
Abraço a todos!
Ótimo resumo! Sintetizou com muita clareza o que se passou durante a aula.
ResponderExcluirParabéns pelo vídeo e por sua mensagem!
Parabéns a dupla pela qualidade do resumo e por relembrar a mensagem passada pela canção, traz ainda mais propriedade ao que foi visto.
ResponderExcluir