segunda-feira, 10 de abril de 2017

Infografia! O que podemos dizer sobre ela...

O termo infografia é formado por dois conceitos: informação e grafia. O vocábulo grafia vem do termo grafo que significa escritura ou imagem. Assim, a infografia se refere à informação que temos através de símbolos escritos ou imagens.

O ser humano é eminentemente visual e, portanto, interpretamos os símbolos a partir de nossa percepção. Assim, as letras e as imagens transmitem informação pela cor e pela forma que se apresentam.

Exemplo de infográfico na figura abaixo:

A utilidade da infografia

O aspecto dos símbolos transmite informação. Esta realidade é conhecida por designers ou especialistas em marketing. A infografia utiliza desenhos, pictogramas ou ilustrações para transmitir ideias e mensagens, pois todos estes elementos facilitam a compreensão da informação.
Pode-se dizer que a infografia é uma ferramenta dirigida para que a informação seja eficaz. Por este motivo, os designers de pictogramas procuram criar símbolos dinâmicos, atrativos e que chamem a atenção dos usuários ou consumidores. Está presente em diversas áreas: na imprensa escrita, na publicidade, nos cartazes, na informação pública e nos livros. De qualquer forma, toda a informação visual está baseada em técnicas relacionadas à infografia.

Aspectos relevantes

Na atualidade, a infografia como ferramenta de comunicação é realizada a partir de programas informáticos especializados através do qual um profissional pode criar uma mensagem que cumpra com as expectativas. Um elemento fundamental é o tipo de letra a ser empregado, assim como seu tamanho e sua cor. Por outro lado, é importante que a comunicação seja assertiva, clara e facilmente interpretada, especialmente quando são utilizadas imagens que expressam ideias. O profissional que projeta uma estratégia com ferramentas da infografia se questiona sobre o que realmente quer; qual o público que pretende atingir e qual será o suporte material que vai utilizar para transmitir a mensagem.

Criar uma infografia de sucesso pode ser fundamental para a imagem de uma instituição. Por isso, os profissionais que se dedicam a ela, devem elaborar uma estratégia bem definida com os seguintes ingredientes: uma ideia clara do que querem comunicar, uma informação detalhada e uma seleção adequada dos signos e imagens que serão entendidas pelos usuários.

Ao lado vocês conferem o nosso infográfico baseado no uso do Youtube como ferramenta de estudos.























Fontes: https://conceitos.com/infografia/;
https://www.google.com.br/imgres?;
https://magic.piktochart.com/infographic.

2 comentários: