quarta-feira, 19 de abril de 2017

Projeto: Clássicos da Literatura Infantil

Nessa postagem, vocês conferem todo o nosso projeto didático. Aproveitem!

INTRODUÇÃO
A nossa proposta de projeto realizado na escola Jean Piaget, na turma do 5º ano, pretende voltar-se para trabalhar com as crianças o tema: literatura infantil através das artes visuais, despertando nelas desde cedo o gosto pela leitura e realização de trabalho artístico, além do, despertar de suas habilidades como: ato criativo, oralidade, imaginação, coordenação motora dentre outros aspectos relevantes para o desenvolvimento da aprendizagem delas, proporcionando possíveis contribuições advindas através da utilização do projeto em sala, que tem por título: Projeto:  Clássicos da Literatura Infantil, com objetivo de formar pequenos autores.
      1. JUSTIFICATIVA:
Ao percebermos que é importante para crianças dessa faixa etária, conhecer desde cedo, a importância da prática da leitura e escrita, além de despertar o desenvolvimento de suas habilidades para Artes, decidimos trabalhar com elas literatura infantil e Artes visuais, levando em consideração aspectos importantes relacionados ao tema, além de abordar questões que fazem parte do seu cotidiano. O Projeto Didático é uma ferramenta que pode auxiliar na organização e planejamento de conteúdos que envolvem determinadas situações problema. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo, a construção dos saberes e possibilitar as crianças e aos educadores um momento de interação durante a realização do projeto. Possibilitando o desenvolvimento da aprendizagem, através deste projeto, a ser desenvolvida em sala, proporcionando as mesmas, contribuição para despertar o gosto pela leitura e desenvolvimento artístico desde cedo.
2. OBJETIVOS:
2.1 Objetivos Gerais
Desenvolver estratégias didáticas por meio de ações interativas, através da contação e construção de histórias e suas produções artísticas proporcionando o desenvolvimento das habilidades das crianças: cognitivo, imaginação, coordenação, percepção dentre outros.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Formar com os alunos uma Roda de conversa sobre literatura infantil.
ü  Dialogar sobre a leitura de três estórias da literatura brasileira.
ü  Compor duplas para visita a biblioteca virtual.
ü  Solicitar as duplas um desenho de dois personagens dialogando.
ü  Elaborar uma apresentação de trabalho com os desenhos dos alunos, utilizando o aplicativo Aurasma.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 É importante para as crianças desde cedo, poderem conhecer a importância da prática e do gosto pela leitura, além de despertar sua habilidade artística, levando em consideração suas vivências de acordo com o contexto social em que elas vivem. O título do projeto: Clássicos da Literatura Infantil, tem como objetivo formar pequenos autores, contando história através de um trabalho de artes. Este nasceu da necessidade de construir com as crianças um momento de ampliar os seus saberes através da leitura e das artes visuais. A esse respeito, segundo Edmir Perrotti apud Maricato (2005 p.25): “Quanto mais cedo às crianças tiverem contato com histórias orais e escritas, maiores serão as chances de gostarem de ler.”.
Então, o ato de ler desde cedo é parte importante e que deveria ser integrante em todo lar, não só na escola. Seria muito importante que os pais e/ou responsáveis pudessem inserir no cotidiano de seus filhos, esse momento mágico que é o momento da leitura. Sobre a concepção de leitura Emília Ferreiro, 1999 nos escreve:
“A leitura é um momento mágico, pois o interpretante informa à criança, ao efetuar essa aparentemente banal, que chamamos de “um ato de leitura”, que essas marcas têm poderes especiais; basta olhá-las para produzir linguagem”. (FERREIRO, 1999 p. 175).
Segundo os PCNs, 1997, p.58: “para tornar as crianças bons leitores – para desenvolver, muito mais do que a capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura - a escola terá de mobilizá-los internamente, pois aprender a ler (e também ler para aprender) requer esforço”.
O gosto por trabalhos artísticos também devem ser despertados desde cedo, para que assim possa ser percebido a habilidades que a criança tem em diferentes formas de manifestação da arte: Diante disto ANJOS, nos escreve que:
“O fazer arte é um dos momentos mais ricos de possibilidades para que a criança possa escolher seus próprios caminhos, o que não significa que não seja necessária a intervenção do educador.” (ANJOS, Cleriston, p.31).
No momento em que a criança está produzindo seu trabalho de artes, o professor precisa sempre incentivá-lo e estimulá-lo a realizar de forma livre suas criações, proporcionando a criança diferentes materiais para serem explorados e agregados em suas criações.
Através das artes visuais na educação infantil, a criança pode expressar seus anseios e o conhecimento que ela tem do mundo externo, a partir do desenho, da pintura, colagem e etc. Barbiere, nos diz que:
“Trabalhar com arte na educação infantil ajuda a criança a descobrir como é seu mundo de invenções, abrir a porta para novos conhecimentos, e assim aprender a imaginar e fazer”. (BARBIERI,Stela,  p.02 ).
Em nosso projeto visamos Além da leitura, a criação de quadrinhos e exposição de suas obras, feitas com a criatividade artística das crianças, criado a partir da livre expressão delas, por meio de imagens idealizadas por elas, e reproduzidas com diferentes materiais, possibilitando-lhes autonomia de pensamento.
4. METODOLOGIA:
O projeto realizar-se-á na escola Jean Piaget e buscará formar pequenos autores, proporcionará às crianças o desenvolvimento, a interação e a livre expressão, durante o processo de construção dos quadrinhos. Onde poderão se expressar livremente diante do tema que for abordado a cada sessão, além de realizar com elas um trabalho cooperativo, bem como a partir deste, despertar o gosto pela leitura e habilidades artísticas. O intuito é de disponibilizar materiais diversificados para suas produções, com situações interligadas à leitura, escrita, artes visuais, oralidade, despertando suas potencialidades e proporcionando um momento de socialização.                                                     

5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:    
             Dias            
Data
Desenvolvimento do Projeto



17/04/2017
Apresentação do
A roda de conversa será feita sobre: Quais literaturas você já leu, se tem algum em sua casa, se costuma ler, porque não ler, de qual mais gosta, qual a importância da leitura para você, etc.


18/04/2017

A professora levará cinco opções de estórias, das quais, serão escolhidas três, por meio de votação e serão lidas por três alunos que serão escolhidos por sorteio.

               3º


19/04/2017

As duplas visitarão a biblioteca virtual no endereço: www.Qdivertido.com.br/contos, para isso usarão a sala de informática da escola. O objetivo é de poder conhecer outros contos da literatura brasileira e também, fazerem a escolha dos personagens com os quais irão trabalhar no dia seguinte.

               4º


20/04/2017

A equipe fará os desenhos de dois personagens e criarão um diálogo entre eles.

               5º


21/04/2017
Exposição dos desenhos em varal, no pátio da escola pra que alunos de outras turmas possam ver. A professora junto com a turma fará o Aurasma.
6. MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados ao decorrer de cada dia.
Dias
Participação
Organização
Cumprimentos das tarefas
Criatividade
1° dia
0 a 2 pontos
0 a 3 pontos
0 a 2 ,5pontos
0 a 2,5 pontos
2° dia
0 a 2 pontos
0 a 3 pontos
0 a 2,5 pontos
0 a 2,5 pontos
3° dia
0 a 2 pontos
0 a 3 pontos
0 a 2,5 pontos
0 a 2,5 pontos
4° dia
0 a 2 pontos
0 a 3 pontos
0 a 2,5 pontos
0 a 2,5 pontos
5° dia
0 a 2 pontos
0 a 3 pontos
0 a 2,5 pontos
0 a 2,5 pontos


Com a soma da pontuação de todos os dias, haverá a divisão da mesma por 5 (cinco), e com isso, contemplará a nota final.
7. AUTO AVALIAÇÃO
1
Comente sobre o seu desempenho na elaboração do trabalho.
2
Explane se o seu interesse em leitura melhorou.
3
Esclareça sobre o interesse na utilização da Biblioteca virtual.
4
Você continuará utilizando aplicativos para elaboração de trabalhos escolares? Justifique.
5
Qual foi a sua maior dificuldade em relação ao trabalho?
Referências:
ANJOS, Cleriston Izidro dos.Estágio na licenciatura em Pedagogia:3.Arte na Educação Infantil/Cleriston Izidro dos Anjos.Petrópolis,RJ:Vozes:Maceió,Al: Edufal,2012.- (Série Estágios -Coordenação:Mercedes Carvalho e Edna Prado.
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? Editor Edgard Blucher Ltda,2012.
MARICATO, Adriana. O prazer da leitura se ensina. Criança. Brasília. s/ v, n. 40, p. 18-25, set. 2005.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1ª a 4ª série), Brasília, 1997. 
http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_PACO.pdf - EMÍLIA FERREIRO - ACESSADO EM 05/04/2017 ÀS 14h10min.

Equipe do projeto: Ana Paula Ramos, Celysnara Melo, Deusdete Maria, Flávia Betânia Souza, Lidiane Leitão, Michelle Romão Tavares, Silvio De Moura Gomes e Taysa Ferreira

2 comentários:

  1. O blog está atualizado?
    Já viram as novidades no blog do professor?

    ResponderExcluir
  2. Que pena... sua dupla não realizou a atividade proposta (fazer uma tira, desenhada a mão).

    Aguarde novas instruções amanhã, pelo Twitter.

    ResponderExcluir